quarta-feira, 16 de março de 2011

FORMAÇÃO DE ADULTOS – MÉTODO ESCUTISTA

É essencial a formação de adultos no escutismo, um movimento muito importante na formação da criança, jovens e jovens adultos, pois cada vez mais o tempo deles é cada vez menor e o “direito a brincar”, quase não existe, o que prejudica o seu desenvolvimento integral. As suas capacidades potenciais estão repletas de objectivos. São os objectivos do desenvolvimento intelectual, o físico, o mental, o emocional e social, são meios de fazer homens para o trabalho e para a sociedade mas não, para serem felizes.
É preciso uma mudança de valores e comportamentos perante a indiferença de todos nós numa sociedade cada vez mais consumista, onde o Jogo Escutista não tem lugar mas, cada vez faz mais falta. Brincar, jogar é issencial para o crescismento das crianças, jovens e jovens adultos.
Formar adultos sensibilizados para a Formação e Educação para a Cidadania e para os Valores. Preparados pedagogicamente na autonomia e na organização de actividades de sede e vida ao ar livre para beneficio do desenvolvimento integral de todos.
Formar adultos no contexto pedagógico e criar conceitos de trabalho na vida ao ar livre. Capazes de criar projectos pedagógicos e comunitários, como instrumento de trabalho e de desenvolvimento. Uma relação pedagógica. Estilos  de comunicação e de abordagem ao conflito.
Adultos com identidade própria e voluntária. Uma identidade de intrega total aos conceitos inerentes ao voluntário (trabalho, moral, direito, ética e deontologia).
Formar adultos capazes de motivar as crianças, jovens e jovens adultos nas estratégias de aprendizagem, na exploração de actividades práticas. Aplicar métodos de aprendizagem com estratégias que possibilitem etapas de revisão, elaboração e organização. Capazes de avaliar e levar os outros “a saber” avaliar projectos individuais e colectivos.
 Esta é a forma de formar e avaliar adultos para aplicar o Método Escutista.

Sem comentários:

Enviar um comentário