sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

O CORPO NACIONAL DE ESCUTAS EM PORTUGAL

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português – sendo o maior
movimento de juventude em Portugal, tem muito naturalmente acções a nível
nacional que se tornam referência, quer para o movimento quer para todos
aqueles que nelas participam.

ACÇÕES ESCUTISTAS MAIS EMBLEMÁTICAS LEVADAS A EFEITO EM PORTUGAL

As acções do CNE a nível nacional são múltiplas, mas têm maior projecção aquelas que envolvem um número elevado de Escuteiros como é o caso dos Acampamentos Nacionais (ACANAC’s).

Desde a sua fundação que o CNE já realizou 20 Acampamentos Nacionais, tendo o último sido realizado entre 29 de Julho e 5 de Agosto de 2002, em Constância, na Região Escutista de Portalegre e Castelo Branco e que reuniu cerca de 4.500 Escuteiros.

O próximo ACANAC será em 2012 – Idanha-a-Nova. Uma outra actividade de referência no CNE foi o ROVER 2001 – actividade construída para os (e pelos) “Caminheiros dispostos a assumir um compromisso de viver em pleno uma actividade de fraternidade, ar livre e serviço”.

Esta actividade realizou-se entre 29 de Julho e 5 de Agosto de 2001, nas serras em redor de Drave – Freita, S. Macário, Montemuro e Castro Daire, e reuniu cerca de
1.000 Caminheiros sob o lema “Tempo Novo... Homem Novo”.

Este Rover 2001 teve como objectivos o seguinte:        

• Promover a vivência da Metodologia Educativa da IV Secção;
• Provocar uma escolha de valores e o assumir destes;
• Realizar um intercâmbio de projectos e ideias;
• Promover e ajudar a construção do Centro Escutista de Drave.

Também vocacionada para Caminheiros decorreu entre 31 de Julho e 11 de Agosto de
2003. o ROVERWAY 2003 . Uma actividade, que se tornou referência pelo facto de ser uma actividade de nível internacional e para cuja realização o CNE se candidatou e venceu com o projecto apresentado. Foi a 1ª emissão deste projecto passando no futuro a realizar-se de 4 em 4 anos.

O RoverWay / People in Motion desafiou cada participante a tornar-se num agente
de mudança, um cidadão activo, comprometido com a sua comunidade, com o seu país
e com a comunidade internacional, consciente de que com as suas atitudes fazer a
diferença e deixar o mundo melhor. Cada participante é também chamado a (re)descobrir a vida, nos seus diferentes aspectos (a natureza, os outros, o espírito, o eu, a comunidade, ...).

ACÇÕES ESCUTISTAS MAIS EMBLEMÁTICAS LEVADAS A EFEITO  EM PORTUGAL

Nós agimos e vivemos, pensamos e sonhamos, agimos e construímos, mas temos de
saber porquê, para quê e onde. Temos de nos conhecer a nós próprios, descobrir um
sentido para a vida... e descobrir o nosso papel no Mundo. É por isso que uma
actividade como esta tem objectivos, como deve ter tudo o que fazemos:

Celebrar a Vida como o principal valor a salvaguardar e pelo qual se deve lutar, encorajando os participantes a reflectir nas suas vidas (nas suas múltiplas dimensões) no sentido de as projectarem no futuro;
Desenvolver nos participantes a consciência do seu papel único na construção da “nova cidade”, quer individualmente, quer em grupo;
Partilhar realidades sociais, culturais e etnográficas dentro de Portugal e experimentar o impacto que o Escutismo tem sobre as mesmas;
Realçar os benefícios da dimensão internacional do Escutismo e o seu papel na construção de uma cidadania europeia mais atenciosa, caridosa, tolerante e envolvida;
Envolver todas as regiões de Portugal na organização deste evento, maximizando o impacto a nível nacional do RoverWay/People in Motion;
Potenciar a imagem do Escutismo na sociedade, como um exemplo na construção da cidadania;
Desenvolver nos Agrupamentos o sentido de fraternidade europeia entre os Escuteiros e na sociedade portuguesa o ideal da Europa multicultural.

Todas as actividades mencionadas acima são dirigidas aos Escuteiros, mas a aplicação do Método Escutista tem de ter a presença e participação efectiva de adultos – os Dirigentes - a quem é preciso motivar, animar, formar continuamente. Assim foi criada uma actividade nacional para Dirigentes denominada DIA D.

D de Dia
D de Decisão
D de Dádiva
D de Dirigente
D de Deus
D de D. Nuno Alvares Pereira

Esta actividade realiza-se por altura do patrono do CNE e dos Dirigentes – Beato Nuno – que se assinala a 6 de Novembro. É uma actividade em regime de acampamento, com a participação de contingentes regionais e na qual se proporciona um espaço de encontro, de partilha e interacção entre os dirigentes, sob a mística dos “cavaleiros de Cristo” à imagem do nosso patrono.

ACTIVIDADES A NÍVEL REGIONAL

A nível Regional, são levadas a efeito também algumas actividades que por serem emblemáticas juntam sempre muitos Escuteiros e que devem ser salientadas em cada Região onde o Curso de Introdução está a ser desenvolvido, das quais destacamos:

• A Comemoração do dia de S. Jorge (23 Abril de cada ano).
• Os Acampamentos Regionais.
• Seminários.
• Outras iniciativas.

Os Cursos de Formação, são as Actividades para os Adultos que por razões obvias movimentam muitos Adultos, pois para além de estes terem de participar na Formação necessárias para serem Dirigentes do C.N.E., é dever destes ainda procurar a Formação adequada à função que exercem no Movimento.

ÁREAS DE ÂMBITO SOCIAL ONDE O C.N.E. COLABORA REGULARMENTE

Embora o Projecto Escutista seja dirigido expressamente aos jovens, ao seu crescimento harmonioso, à vivência de valores humanos e cristãos, o Escutismo educa para a cidadania e para o serviço. Nesse sentido, a colaboração em acções de âmbito social ou outras similares, fazem todo o sentido, embora essas acções devam ser enquadradas nos projectos próprios de cada escalão etário.

O Nível Nacional, tem-se comprometido com acções específicas, que é decidida para ser aplicada a todo o C.N.E. (exemplos):

Ø Colaborar com a Fundação Gil na recolha de brinquedos.
Ø Projecto de ajuda a Timor.
Ø       Etc...

A Nível Regional e Local, também é decidido outro tipo de acções que tem o mesmo objectivo, sendo de destacar pela sua regularidade e das Regiões e Agrupamentos que tem abrangido, as seguintes:

Ø Recolha de alimentos para o Banco Alimentar contra a fome.
Ø Peditórios (Liga Portuguesa contra o Cancro; Cáritas e outras Instituições).
Ø Peditórios para Instituições de âmbito local.

Em qualquer dos casos, é preciso ter em conta o que acima foi dito: não existimos para fazer este tipo de serviço. Fazemo-lo enquadrado no nosso método de educação e, por isso este tipo de colaboração social não pode nem deve ser a rotina normal de uma Unidade Escutista.


BIBLIOGRAFIA

• História do C.N.E.
• Estatutos e Regulamentos do C.N.E.


Sem comentários:

Enviar um comentário